quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Estratégias de Leitura de Textos em Inglês


Oi gente! 

Hoje estou aqui para falar sobre dicas para ajudá-los a ler textos em Inglês.
Este é meu segundo post diferente de resenha e eu espero que vocês gostem e principalmente que o aproveitem!

Eu gosto muito da Língua Inglesa e por isso acabei pegando aqui numa biblioteca da minha cidade um livro didático chamado "Inglês e Algo Mais". Fiquei curiosa para saber sobre esse algo mais e trouxe para casa. O livro é muito interessante e eu quero compartilhar um pouco dessa leitura com vocês.

O autor, Fabio Madeira, coloca que, compreender um texto em outra língua é mesmo complicado, mas se habituando a ler e utilizando estratégias de leitura tudo fica mais fácil.

As Dicas:

  1. Observe o formato do texto. Atente para os recursos gráficos utilizados: título e subtítulos, tipos e tamanhos de letras variados, a disposição de ilustrações e fotografias, de esquemas, de tabelas e de gráficos, as cores, os sinais de pontuação etc.
 Cada texto tem uma apresentação diferente. Observar o formato do texto, se há figuras, o tamanho das letras e etc pode te ajudar a saber de cara o tipo desse texto, além de poder dar outras informações que pode ajudá-lo.

  1. Identifique palavras cognatas: palavras grafadas em inglês que se parecem com palavras em português com significado semelhante.
 As palavras cognatas podem ajudar muito na compreensão do texto. Mesmo que você não tenha certeza absoluta do significado delas.

  1. Adivinhe significados de certas palavras que desconhece; para isso, é preciso atentar para o contexto em que estão sendo utilizadas.
 Pode ser que observando as palavras que estão ao redor da que você não conhece te ajude a adivinhar o significado dela. Você vai imaginar o que caberia neste contexto e o que a palavra poderia significar. Aí, veja se a sua adivinhação faz sentido, faz? Então, provavelmente, você está certo.

  1. Selecione informações: títulos, subtítulos, chamadas e legendas que servem para orientar a leitura.
 Ler com atenção esse tipo de informação pode te ajudar a compreender melhor o texto em partes ou no geral.

  1. Localize palavras-chave, aquelas que fornecem a ideia central e que se repetem num texto.
 Geralmente as palavras-chave aparecem várias vezes no texto e como elas fornecem a ideia central dele, elas acabam “gerando” outras palavras relacionadas ao assunto tratado.

  1. Use o dicionário somente quando necessário.
 Parar para usar o dicionário sempre que houver uma palavra desconhecida vai atrapalhar bastante a sua leitura e pode te desconcentrar. O dicionário só deve ser usado se a palavra for importante para a compreensão do texto e quando não se consegue adivinhar seu significado, pois podemos compreender um texto sem saber o significado de todas as palavras.


Apesar de não ser um romance a leitura desse livro é fácil e flui muito bem. Todas essas dicas são explicadas passo a passo, há imagens e textos em inglês muito interessantes para treinar as dicas dadas. Recomendo a leitura!

Por hoje é isso, gente!

Espero que tenham gostado e que quem for se aventurar a ler algum texto ou algum livro em inglês utilize as dicas e tenha sucesso na sua leitura.

Quem tiver mais alguma ou algumas dicas para compartilhar, por favor, compartilhe!

Beijos!
                                    

Obs: As dicas foram copiadas fielmente do livro, já os textos em itálico fui eu que escrevi, baseada no que li no livro.


8 comentários:

  1. Cláudia Assunção6 de fevereiro de 2013 12:33

    Amei, mas q insegurança não usar o dicionário...rs...vou tentar et conto. Beijo

    ResponderExcluir
  2. A gente não tem o costume de fazer isso e fica difícil não fazer né, Clá? Eu sei...eu também faço isso...Não conheço a palavra aí já vou logo no dicionário. Tenho que treinar também. hahaha!
    Ok, me conte sim! Beijo, linda! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Van!
    Achei bem interessante o livro e ele fornece ótimas dicas mesmo!
    Particularmente, eu prefiro usar dicionário inglês-inglês, apesar do dicionário inglês-português ser mais cômodo. Quanto menos conexão a gente fizer com o português, mais fácil a gente consegue assimilar o inglês e isso facilita na hora da leitura. Meus professores sempre disseram isso, que pra falar/entender inglês, você precisa pensar em inglês também.
    Pretendo ler mais livros em inglês esse ano pra melhorar meu vocabulário e vou lembrar dessas dicas!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Mi. Eu ainda não tenho um dicionário Inglês/Inglês. Bom vc me lembrar pq tenho que comprar. Com certeza pensar em Inglês é algo que vai ajudar bastante no aprendizado! Ótima dica!
      Obrigada pela visita! :)
      Beijo!

      Excluir
  4. Oieeee Vanessa!!
    Eu não conhecia esse livro, ele parece ser bem maneiro! As dicas da matéria são ótimas, eu enrolo horrores para procurar uma palavra no dicionário! [ihihih] Esse ano eu fiz uma meta de leitura em inglês dos livros que eu tenho aqui, em janeiro eu li um muito bom! O negocio é treinar msm, e dá as caras sem medo! As palavras cognatas é uma dica e tanto, depois de um tempo parece que fica automático! [ihiih] Ta lindo o seu blog! *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luna!
      Também quero começar a ler livros em inglês. Tomara que esse ano seja o começo de várias dessas leituras! :)Darei as caras sem medo a partir de agora.
      A dica das palavras cognatas realmente deve ficar automática depois de um tempo, aí já poupa bastante trabalho. :)
      Obrigada pelo elogio e pela visita também!
      Beijão!

      Excluir
  5. Nossa Vanessa!! Não conhecia esse livro e ele acabou de ir pro topo da minha lista, já que pretendo começar a ler em inglês esse ano.. Cara gostei pra caramba!
    Linda estou seguindo aqui, segue o meu blog? Também é literário, e eu espero que goste igual eu gostei do seu! Beijos
    Cindy, Contos Doces *-*'

    ResponderExcluir
  6. Olá, você foi 'tagueado' para uma entrevista por mim, confira o post:
    http://lunay.blogspot.com.br/2013/02/entrevista.html

    ResponderExcluir